Localização

R. Professor Ulisses Vieira, 1516 - Santa Quitéria - Curitiba - PR

Telefone

(41) 3269-2121

Ensino Fundamental II

“Ambiente dedicado ao aprendizado e preparação dos alunos para o ensino médio, visando seu desenvolvimento integral e acadêmico.”

Visão geral

A Escola Cidadã busca articular os fundamentos teóricos em sua proposta pedagógica, promovendo a relação entre conhecimento e valores para uma vida cidadã. No Ensino Fundamental, priorizamos o desenvolvimento da capacidade de aprender, com ênfase no domínio da leitura, escrita e cálculo, compreensão do ambiente natural e social, sistema político, tecnologia, artes e valores fundamentais da sociedade.

Nossos objetivos gerais são integrar cada criança à escola, respeitando suas diferenças individuais; capacitar os alunos para analisar, interpretar e intervir na realidade cotidiana, construindo sua cidadania; proporcionar uma apropriação ativa e crítica do conhecimento científico acumulado pela humanidade; e promover a construção de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e potencialidades que contribuam para a transformação social.

No processo avaliativo, valorizamos a atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal, em detrimento da mera memorização. Buscamos enfatizar o aspecto qualitativo dos conteúdos, permitindo uma avaliação mais abrangente e significativa para o aprendizado dos alunos.

Disciplinas

Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Arte, Educação Física, LEM Inglês.

Avaliação e Apendizagem

A Escola Cidadã valoriza a avaliação como parte essencial do processo de ensino, na qual os professores interpretam seu próprio trabalho para acompanhar e aprimorar a aprendizagem dos alunos. Os professores têm autonomia para tomar decisões sobre o aperfeiçoamento das situações de aprendizagem, permitindo reformulações de currículo e adequação de conteúdos e métodos conforme necessário.

A avaliação adota uma variedade de técnicas e instrumentos, incluindo testes de aproveitamento oral e escrito, tarefas específicas, trabalhos de criação, atividades práticas, observações espontâneas ou direcionadas, discussões, entrevistas individuais ou em grupo, entre outros. No processo avaliativo, valorizamos a capacidade crítica, a habilidade de síntese e a elaboração pessoal, priorizando o aspecto qualitativo dos conteúdos em detrimento da memorização.

A avaliação será contínua, permanente e cumulativa.

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